quinta-feira, 27 de junho de 2013

Graça


Estamos sempre fazendo escolhas e colhendo... Mais cedo ou mais tarde a consequência sempre vem e isso é o ônus e bônus da vida. Porém, outras coisas parecem vir até nós sem que façamos qualquer esforço. Isso se chama: Graça, que significa: FAVOR IMERECIDO. Quando o ser humano presencia pessoas sendo alcançadas por essa GRAÇA tende a se perguntar o “porquê” disso não esta acontecendo com ele, perdendo assim o foco daquilo que esta ocorrendo em sua volta, e isso pode ser preocupante. Um dia ouvi definições interessantes sobre cobiçar e invejar: “Cobiçar é querer aquilo que o outro tem e invejar é não suportar nem o outro possuindo aquilo que se queria ter”.


 A Inveja, a cobiça, o orgulho, a ira, a alegria, a tristeza, etc. São sentimentos que deveriam estar sob as rédeas do nosso comando, quer passando por esses sentimentos ou sendo alvo de alguém que os despeja em você de atitudes, como espécie de perseguição, cabe somente a você escolher tirar disso a melhor parte: O aprendizado. De repente você se depare com aquilo que você não sabia. Quem sabe você perceba que cada um tem um histórico de vida que vai além do que os seus olhos possam imaginar, e uma simples palavra ou minuto de silêncio, em que você não precise se justificar ou se defender possam mudar tudo. Hoje o melhor é escolher a atitude mais prudente e se preciso: Falar com sabedoria, lembrando: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1) – Desafio: Faça a sua melhor escolha.

Escolhas significativas


Escolher com quem andar nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes estamos tão submersos, vivendo tão próximo a algumas pessoas que se torna difícil cogitar alguma falha vindo dessa pessoa. Parece que o convívio diário cega uma parte de nós e ficamos rindo  à  toa, nos momentos aparentemente alegres. Digo aparentemente porque por mais que riamos sem falsidade e de fato, as situações sempre mudam (como dizia o meu pai: “A mudança é a única coisa certa nesta vida”).

Em momentos de crise não conhecemos as pessoas que deveriam estar conosco, mas aquelas que estão são as que estariam de qualquer forma se conseguíssemos ver pouco antes da tragédia acontecer. Sobre pessoas indevidas em nossas vidas, JESUS  adverte em 2 Timóteo 3:4-5: “...Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. Aqui pauso para pedir sabedoria a DEUS, pois somos facilmente enganados dentro de um contexto que tudo é colorido.

Jesus amou a todos. Mas tinha aqueles com quem se identificava, chamamos isso no meu grupo de crescimento (GC) de: “gostar” porque AMAR já é um mandamento e não tem muito haver com ter afinidade com o alvo desse amor. Podemos também amar e ter afinidade, claro, é até mais fácil e comum, mas AMAR, biblicamente falando, diz respeito a beneficiar alguém mesmo que aos seus olhos essa pessoa não mereça porque assim JESUS fez conosco. “Amar ao próximo como a si mesmo”... É muito simples de entender, já de fazer... Humm! 

Tem uma passagem que confirma pessoas com as quais JESUS a meu ver se identificava, além de amá-los: Lázaro e um discípulo.  Pelo primeiro o mestre chorou (João 11:35), e o outro encostou sua cabeça em SEU peito (João 13:23). Essas atitudes demonstram atos de intimidade que sinceramente acontecem apenas quando gostamos de alguém. Porém, ele se doou pelo mundo inteiro e isso obviamente inclui ate os que os mataram ou queriam matar e intentaram sobre a sua vida na SUA mais tenra idade. Mas nem todos entenderam a mensagem da morte da cruz do calvário, portanto não se arrependeram.

Um dia escutei: “JESUS para todos foi suficiente, mas para poucos é eficiente”. Porque a grande diferença está entre quem aceita e quem não aceita; entre quem não entende e quem entende, mas não concorda; entre quem aceita, mas por causa das dúvidas, que derrubam sua fé, o fazem seu salvador, mas estão longe de tê-lo como seu SENHOR porque isso diz respeito a obediência e para muitos a Bíblia é apenas um livro antigo.  Não posso crê que um DEUS perfeito possa mudar com o passar dos tempos e pessoas que nem leram a bíblia, e que são meros repetidores de tradições tenham certeza do que dizem. ELA ainda é o meu alicérce. Esse mesmo DEUS que fez o mundo é sustentador das SUAS palavras.

É fácil falar... Ler a bíblia requer empenho, disposição e principalmente fé. E como somos responsáveis por desenvolvermos a nossa fé, demos um primeiro passo o restante fica por conta DAQUELE que “faz tanto o querer como o realizar” (Filipenses 2:13). 


:) Paz paz paz e Graça graça graça! :) 

DEUS me livra!


A palavra de DEUS diz que a boca do ímpio está cheia de opressão e engano, em Salmos 10. Isso me fez pensar... Às vezes, diante da espera de um milagre, e mais cedo ou mais tarde precisaremos de um, existem pessoas que, sem habilidade no falar, machucam a preço de nada. Uma senhora, um dia, muito triste veio conversar comigo que sua filha estava fazendo tratamento de hemodiálise e tinha acabado de acontecer que uma mulher que ela nem conhecia disse para ela: “Vamos falar a verdade: Quem tem hemodiálise não se cura”. Isso foi preocupante, sem demora orei com ela.Sabe, tem coisas que só DEUS mesmo para alcançar algumas pessoas. Elas estão tão cheias de orgulho, marcas de frustração e doença na alma que somente QUEM tem o seu manual pode tocar os corações dessas. Mas a palavra também nos consola em Salmos 12, dizendo que o Senhor preservará o oprimido. Tudo o que sai da boca de DEUS é uma promessa, pois ELE é dono do tempo ELE é a própria verdade! E deixa eu lhe contar a novidade: Quem tem promessa de DEUS não morre! Que ELE lhe cubra de sabedoria nesse dia abençoado, para que você saiba escolher a voz DELE, que se manifesta principalmente através da sua palavra e do ESPIRITO SANTO, mas também através: Das oportunidades (Portas que se abrem ou fecham) e da paz que excede todo o entendimento. Fique ligado!

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?" ( Números 23:19 )

No Controle e infinitamente mais.


Um dia escutei: “JESUS para todos foi suficiente, mas para poucos é eficiente”. Porque a grande diferença está entre quem aceita e quem não aceita; entre quem não entende e quem entende, mas não concorda; entre quem aceita, mas por causa das dúvidas, que derrubam sua fé, o fazem seu salvador, mas estão longe de tê-lo como seu SENHOR porque isso diz respeito a obediência, e para muitos a Bíblia é apenas um livro antigo. Não posso crê que um DEUS perfeito possa mudar com o passar dos tempos e pessoas que nem leram a bíblia, e que são meros repetidores de tradições tenham certeza do que dizem. ELA ainda é o meu alicérce. Esse mesmo DEUS que fez o mundo é sustentador das SUAS palavras. 

Equilíbrio


Ele é uma busca incansável, se você o tem "como fim" é sinal de que é estático. A sua busca é maleável e constante, age como músculos sinergistas, que se unem para proporcionarem sustento ao corpo em um dado movimento ou quando, por um momento, descansamos em pé ou mesmo sentados. O equilíbrio envolve fatores como calmaria e vibração, ousadia e prudência, alegria e tristeza, descanso e exercício, dentre outros, cada antônimo precisa estar no seu devido lugar, na hora certa, do jeito certo. Para isso tudo o que é necessário? Planejamento, treino e atitude para que possamos acertar ao máximo no dia da prova e tenhamos bons reflexos na hora dos imprevistos. Desejo: Sabedoria, agilidade e paz, aquela que excede todo o entendimento, para que quando os desafios chegarem você possa ter a melhor resposta e não deixe fugir a oportunidade que passa como um veloz cavalo selvagem.