segunda-feira, 13 de março de 2017

A Resposta: Você.

Joana Marta começou um jejum pela resposta de uma situação. O jejum demorou três meses. De manhã não comia nada e a tarde se alimentava de frutas e hortaliças. Acabou o jejum e a resposta que Marta teve foi: Nenhuma. Então, pensando ter trancado a porta do quarto, disse: DEUS, eu não entendi nada. Eu jejuei, orei de joelho todos os dias, frequentei o grupo, até fiquei mais paciente com as atitudes das pessoas ao meu redor e não tive nada como resposta? Colocando o meu joelho no chão. Quanto tempo mais eu preciso para você me responder? O que mais eu tenho que fazer?
A sua avó passando do outro lado do corredor acabou ouvindo o seu rápido desabafo, pois a porta semi aberta fez ecoar a oração. Chegou no quarto e perguntou se podia entrar, a neta disse que sim. E disse: Filha, tenho 89 anos de idade. Ha setenta anos oro a DEUS por uma resposta específica e entre jejuns, encontros e muitos acontecimentos maravilhosos pude aprender a desfrutar o momento de hoje, quando me dei conta vivi muito, com uma história muito rica, cheia de muitos feitos e esperança para contar. A menina furiosa perguntou: Então, você passou praticamente uma vida toda orando e perdendo o seu tempo? Qual é a vantagem de fazer tudo isso se no final não tem ao menos a recompensa de saber a resposta? Eu perco todo o meu tempo de coração e no final a resposta é: O nada absoluto? E a avó respondeu: Não, a sua resposta poderia ser não também. Isso a deixaria menos furiosa? Ela respondeu: Não, mas pelo menos teria o alívio da resposta clara e não me sentiria como uma boba agora.
A avó continuou: Então o não lhe bastaria? Ela respondeu: Bem, não, vovó, eu queria mesmo era o sim, mas me frustrei com “nenhuma resposta”. E se a resposta fosse sim, filha? O que você faria? A neta respondeu: Não sei. Com a raiva que eu tô agora nem importa mais. Então, a avó continuou: Qual a diferença, então, de esperar? Esperar, Marta, é caminhar! Muitas vezes fazemos perguntas a DEUS e levamos uma vida toda para ter a resposta porque não percebemos ELE trabalhando, a resposta está vindo, mas a queremos com as nossas palavras, aprendemos a ouvir apenas do jeito que aprendemos, esquecemos do melhor jeito de ouvir. Ouvir é uma arte quando sua mãe grita com você porque você não ouve uma só palavra. Ouvir é uma arte quando você quer falar porque importa pouco a causa de quem lhe escuta. Ouvir todas as orações do mundo de cada habitante da terra é fácil para DEUS e mais fácil ainda seria responder de forma que todos, da sua forma particular conseguisse entender. Mas como DEUS está falando com você? Você já se perguntou?
Nessa hora Marta parou de chorar por um minuto e disse: Vó, a senhora está me acalmando, apesar de ainda não entender. Parece razoável. Durante esse tempo me diverti muito com as pessoas do grupo e conversei muito com DEUS. Além disso, consigo escutar melhor a mamãe e estou lavando toda louça três vezes na semana. Fiquei centrada nos meus objetivos, tenho mais foco e disciplina. Percebi que todos mudaram ao meu redor. E a avó respondeu: Quem mudou foi você, minha neta. As coisas por aqui continuam bem parecidas, mas você, mudou para ver dessa forma, e eu fico muito feliz. Elas se despediram porque Marta tinha um compromisso e a sua carona tinha acabado de chegar.
Beatriz Brito, avó de Marta se ajoelhou ali mesmo e lembrando da infância maltrapilha recordou as surras que levava do pai e os maus tratos da sua mãe, que tinha uma vida sofrida e miserável. Durante algum tempo orou para que as próximas gerações depois da dela tivessem pelo menos a habilidade de questionar a existência de DEUS, pelo menos assim (em sua mente) não se agrediriam umas as outras da forma brutal em que que foi agredida. Ali não se falava de DEUS. Ali, ninguém questionava. E essa situação se prorrogou toda uma vida. Enquanto isso, Beatriz viveu, sorriu, chorou, conquistou, perdeu, adoeceu, se recuperou e teve uma vida de muitas conquistas também. E agradeceu em lágrimas a DEUS pelo fruto de sua oração. Marta era a resposta.
As vezes somos resposta na vida de muitas pessoas e nem precisamos fazer nada para que isso aconteça porque na verdade quem faz toda a parte pesada é DEUS. Quem move todas as coisas do plano invisível para o visível é ELE e a dicotomia espiritual e material mais uma vez vira apenas didática para nós, seres limitados que precisamos dividir para entendermos que tudo funciona em conjunto de forma complexa. Você é o milagre. Marta, com uma vida toda pela frente tem muito a aprender, quem sabe a resposta venha amanhã, espero que ela não deixe de caminhar por não entender. De uma forma ou de outra: A resposta vem.