sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Será que eu faria igual?

Todo o capítulo 23 de Mateus fala sobre os fariseus hipócritas. Fiquei impactada porque a Bíblia não omite fatos difíceis como esses de hipocrisia, assim como não omite os homicídios, os estupros, os incestos, as traições, os roubos, os trabalhos de idolatria e nem toda imundície do ser humano, que por gerações e gerações demonstram ser "farinha do mesmo saco". 
Me senti exortada sobre esse assunto porque pelo fato de JESUS estar se referindo a um povo extremamente culto e entendido "dos paranauê", e isso ter acontecido a muitos e muitos anos atrás e parecer nada ter a ver comigo, estremeci. Emudeci. Empalideci. Fiquei surpresa com uma frase que diz no verso 30 expressando que aqueles que dizem que não fariam o mesmo se estivesse vivendo na época dos seus antepassados e mais ainda com o comentário sobre ela, que JESUS diz que nisso mesmo justificam serem filhos dos que matam os profetas, no verso 31. 
Sabe, às vezes, nós falamos mesmo isso: "Pedro é um louco. Negar JESUS? Jamais!"; "Caraca, Pedro afundou tendo JESUS na frente dele? Que cara sem fé"; "Nossa! Davi recebeu tudo de DEUS, velho... Sei não, viu. E ainda manda matar um homem para ficar com a esposa dele?! Ele era mesmo um psicopata, um louco e uma pessoa egoísta no 10, um doente. Não bastava tudo o que DEUS tinha dado a ele? E ainda daria mais se pedisse!"; "Salomão: 700 mulheres e 300 comcubinas, mas não, era pouco, foi se lascar com a Rainha de Sabá e oferecer sacrifícios a deuses falsos."
Será mesmo que não temos sido negligentes com aquilo que temos? Fico me perguntando, isso foi o que DEUS confiou a esses e proporcionando algumas muitas oportunidades. E a pergunta é: O que DEUS tem dado ou proporcionado para que eu cuide? Será que dentro do meu coração não passa os mesmos sentimentos de incredulidade, ódio, desejo de vingança, arrogância, ambição obsessiva, etc? Por isso pensei sobre a forma que olho para as pessoas nesse dia. Julgar não é a mesma coisa que está no lugar de cada uma delas, mesmo que a gente "jure de pé junto" que nunca faríamos. A minha oração é que nesse dia, o sacrifício de JESUS abra os meus olhos para que eu possa enxergar a real de mim e que realmente passe a "cuidar do lado de cá da calçada". 

" ... Com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. Por que reparas tu o cisco no olho de teu irmão, mas não percebes a viga que está no teu próprio olho? " (Mateus 7:2 e 3)