domingo, 27 de novembro de 2016

Deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher.

No livro de Mateus 19:5 está escrito que o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher. Estava pensando ainda nessa semana o porquê de "deixará" vir antes de "se unirá". De fato, se parar para pensar percebo claro que deixar velhos hábitos e encorporar novos, perceber que a outra pessoa teve uma educação diferente da sua, se conscientizar do futuro com a outra pessoa como prioridade requer uma decisão acertada. Uma decisão de renúncias em prol da adaptação da caminhada à dois, em prol de ser um com o outro.

Engraçado. Estava lembrando de um constrangedor momento em que uma senhora desafortunadamente falou em uma sala de aula, em um curso que estava sendo ministrado com o tema: "Mulher de DEUS". Ela disse: "Se você pensar muito não casa". Essa senhora não sabia o que eu passava. tinha me convertido à pouco tempo... Essa mania que o ser humano tem de falar as coisas para alguém que acaba de aderir a um estilo de vida completamente novo, empurrando "guela à baixo" tudo o que acham particularmente e aprenderam com a vida, sem perceber que cada um tem o seu próprio tempo e suas próprias experiências com DEUS, acabam por frustrar e por vezes afastar pessoas. Elas se afastam porque o padrão é muito alto, e como se não bastasse precisa ser cumprido já incluindo os costumes da comunidade de quem o ensina, e especialmente os do emissor. É preciso discernimento para peneirar o que é bom e não ser confundido.

Diante de todos aqueles ensinamentos, hoje, percebo que tinha muita coisa fora de lugar e exatamente por isso foi um livramento eu não ter me casado com aquela pessoa. Se eu tivesse dado ouvidos aquela senhora, que estava ali para "ajudar" hoje possivelmente eu teria uma história triste para contar. Para algumas pessoas, o casamento é a coisa mais importante da vida. É objetivo principal de vida, mas escutei uma frase um dia: "E depois que chega o grande dia, o que você vai fazer?" - Isso me fez pensar porque no dia em que ouvi essa indagação foi comentado sobre pessoas que tem um grande desejo, mas quando ele chega não sabe o que vai fazer com ele. E isso sendo analisado antes  de acontecer parece ser "vago" porque a pessoa está indo rumo a uma grande realização: Foi imprimido muito esforço para se chegar até aquele patamar de sonho, mas é inteligente pensar: "E depois?" porque ousadia sem prudência, na maioria das vezes, é inconsequência.  

Tenho o desejo de me casar e construir uma família, mas sou feliz por ainda não ter me casado, sabe porque? Penso que o casamento por si só terá muitos desafios que terão de ser superados em equipe, todos se ajudando mutuamente, por isso quando sabemos o máximo que podemos saber sobre nós mesmos, digo, em uma medida interessante para somar, nós estaremos psicologicamente mais confiantes que fizemos o que pudemos para não negligenciarmos a nossa parte, o nosso cuidado com "o lado de cá da calçada". Não preciso saber sobre tudo e nem ter tudo, mas preciso de uma suporte emocional, profissional e principalmente espiritual mínimo que me forneça paz. (O livro Obssesão por controle, do psicólogo Les Parrott III explica a diferença entre a doença de querer desesperadamente ter o controle e o mínimo necessário, explicado cientificamente, para que o indivíduo se sinta apto a realizar e continuar realizando diante dos desafios cotidianos). Como disse o Coach Tiago Brunet sobre diversos assuntos, e que vale para esse também : " Eu errei tanto, então porque meus irmãos precisam errar o mesmo erro? Isso não devia acontecer. "  Foi quando posteriormente ele falou sobre o motivo de disponibilizar aquelas palestras (Super interessantes):

 http://tiagobrunet.com.br/2semanas/treinamento/?utm_campaign=preparacao_para_aula_3&utm_medium=email&utm_source=RD+Station#/blog/2yqnmyhui/video/aula1

Deixar pai e mãe primeiro requer uma disposição importante. De certa forma,antes de nos casarmos é preciso, ainda que pareça frio, analisar algumas questões de custo-benefício. Depois de nos identificarmos com a pessoa, de conhecermos um pouco do seu jeito e das suas dificuldades, a forma como trata a família, os amigos. Depois de percebermos se é íntegra, fiel, leal primeiro com ela mesma precisamos perceber se temos a possibilidade de nos casarmos com essa pessoa. Não falo apenas do óbvio para vivermos nessa terra em termos materiais, mas também à nível psicológico ao ponto que de alguma forma, harmonicamente, converjamos para um mesmo objetivo juntos ainda que os desafios sejam diferentes também na vida particular de cada um. 

Se fosse para ter paz diante da sociedade eu já teria casado. Se fosse para sair do estigma de pessoas não casadas, eu já teria casado. Se fosse para melhorar de vida eu já teria casado. Se fosse para viver um grande amor, eu já teria casado. Se fosse para... #SQN. Casar é a segunda decisão mais importante na vida de uma pessoa. É um compromisso tão sério que lembra a aliança de DEUS com o seu povo! E eu creio que farei essa decisão no momento certo, com a graça de DELE. Não tenho mais pai e minha mãe não tem a mesma crença que eu tenho, porém creio em um DEUS misericordioso que nos livra do que não está dentro do SEU plano. Porque... De verdade? Só a graça de DELE pode nos fazer estar no centro da SUA vontade, mesmo que ELE nos confie o poder de fazer as escolhas mais importantes da nossa vida. 

#PazEgraça


Nenhum comentário:

Postar um comentário