quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O fermento e a língua

Hoje senti de falar um pouco sobre a minha boca. Estou fazendo um curso super interessante que tem me ajudado a perceber os acontecimentos através da minha ótica e por isso utilizamos em primeira pessoa a nossa fala. 

Em Mateus 16:6, JESUS diz: "Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus ". Mas lá na frente, depois dos discípulos terem confundido o que isso significava, julgando que JESUS tinha falado isso porque eles não tinham trazido pão com eles, em fim há o entendimento de que ELE pedia, na verdade, para eles para se guardarem da doutrina dos fariseus. 

Hoje só queria registrar que é muito fácil falar sobre e da vida dos outros, ao ponto que se me deixar eu nem percebo. Sabe, pode ser de uma característica bem chamativa positiva a um vacilo feio. Quando o problema é atravessado por outra pessoa é quase sempre mais fácil que uma opinião seja emitida sem misericórdia ou com passividade porque não foi comigo. Porém venho percebendo algumas coisas. Os fariseus (na época de JESUS) cobravam atitudes que nem mesmo eles conseguiam cumprir. Hoje não é diferente. Percebo claramente a minha tendência!

O que aprendi com essa passagem foi que quando DEUS fala para nos acautelai-vos do fermento não é do pão, como os discípulos achavam que era, como se JESUS tivesse dito uma coisa querendo falar outra, mas que ELE estava dizendo para tomar cuidado com a hipocrisia de cobrar algo que nem mesmo se pode cumprir. E uma hora ou outra estaremos também em uma condição semelhante e o que irá nos diferenciar talvez não seja as nossas palavras, mas as nossas atitudes. Uma vez que quem está por baixo perde a credibilidade e lhes restam atitudes para quem sabe reverter a própria situação.

Quando O PODER SUPERIOR fala algo, ELE não precisa dizer uma coisa querendo dizer outra (não falo aqui sobre parábolas, mas sobre dissimulação). Nessa passagem existe um significado próprio que ensina uma diretiva específica. Sem arrodeio, sem cinismo, sem ironia... Hoje, o meu pedido, a minha oração a DEUS é que me ajude a me "acautelar" de dizer coisas que amanhã venha a me arrepender por não ter querido usar do domínio próprio a mim disponível. Lembrando que ninguém sabe sobre o dia de amanhã e que guardar a língua em situação pouco amistosa nunca é demais. 

Paz e graça. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário